Existe um funil anterior ao de vendas e você deveria saber

por Inteligência DGBZ

Publicado em 23 de Outubro de 2018

Existe um funil anterior ao de vendas e você deveria saber

23 de Outubro de 2018


Você provavelmente, já ouviu falar de funil de vendas, não é mesmo?

Para esclarecer, o funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio.

Possivelmente utiliza um software de CRM ou algum tipo de planilha para assim, controlar as ações e informações de seus clientes. Porém, ele por si só não é capaz de obter o resultado que você precisa. 

Isso acontece porque você não tem olhado com atenção para o processo anterior: o funil de marketing.

O que é o Funil de Marketing

O funil de marketing é imprescindível para determinar a estratégia a ser seguida. Com ele, é possível dimensionar o mercado, entender a elasticidade da demanda, desenvolver a comunicação mais adequada e otimizar o investimento, possibilitando uma economia de budget.


As etapas do Funil

  • No topo do funil acontece a definição do mercado. Aqui, um estudo deve ser feito para entender quem é o público-alvo, as personas, qual é a região de atuação e tudo o que diz respeito à informações sociodemográficas. Esse estudo deve gerar um valor aproximado de número de indivíduos.
  • Na segunda etapa pensamos no alcance a ser estabelecido. Muito provavelmente você não conseguirá atingir 100% das pessoas que estavam na etapa anterior. E em termos financeiros isso nem é aconselhável, pois não são todos que estão dispostos à emergirem em uma jornada de compra. Daí vem a importância do estabelecimento do alcance: falar apenas com quem interessa. 
  • A atuação no meio do funil, a terceira etapa, consiste na definição da jornada de compra. Esqueça a ideia de jornada linear, de ordem de interações. O importante é estabelecer os meios e as mensagens que serão direcionadas aqueles que estão na etapa anterior. Esse processo já irá fazer uma seleção natural. 
  • Na quarta etapa deve-se descobrir quem são seus suspects, os seja, as pessoas que possuem o perfil, estão na jornada de compra e tem interesse no que você está oferecendo. 
  • E no fim do funil, você terá o lead. O lead é um potencial cliente e o que difere do suspect é que a partir desse momento você tem as informações de contato dessa pessoa. Como nome, e-mail e telefone. 

O funil de vendas passa a atuar a partir do momento da entrega do lead. Se todas as etapas de marketing forem bem executadas, a conversão de vendas será muito melhor e a extensão da jornada de compra menor. 

Obviamente a aplicação da teoria na operação não é tão simples, e é essa complexidade de processos que torna o serviço da DGBZ tão único e vantajoso.  Nossos especialistas estão disponíveis para passar mais detalhes caso haja interesse em desenvolver essas metodologias para sua empresa.

Quer saber mais sobre o Funil de Marketing? Assista o vídeo em nosso canal!


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