O Impacto da Inteligência Artificial nos Negócios

por Inteligência Dgbz

Publicado em 10 de Agosto de 2018

O Impacto da Inteligência Artificial nos Negócios

10 de Agosto de 2018

Cada vez mais as empresas — em especial os times de marketing — se dão conta de que a Inteligência Artificial (AI - Artificial Intelligence) ajuda a tomar decisões mais rápidas quando se trata do mercado, principalmente tendo em vista o quanto as mudanças vem acontecendo rapidamente em todos os setores. Com o avanço da tecnologia, explora-se o desenvolvimento de novos modelos de negócios criativos e estratégias de Marketing e Vendas mais inteligentes, baseadas em dados gerados por ferramentas de Inteligência Artificial e Big Data.

O uso da Inteligência Artificial para tomada de ações estratégicas de Marketing é uma tendência que teve os investimentos triplicados no ano de 2017. Enquanto muitos ainda tentam entender o que é Inteligência Artificial, de acordo com a Weber Shandwick, importante empresa mundial de relações públicas, 68% dos CMOs globais (Chief Marketing Officer) dizem que suas organizações estão se planejando para a era da AI ou já estão utilizando a tecnologia através de alguma ferramenta ou software. 

Com impacto nos setores de varejo e manufatura, construção civil, transporte, finanças, assistência médica, educação e muitos outros, a inteligência artificial tem sido aplicada em milhares de empresas pelo mundo todo, e tem um grande potencial de transformação da economia a ser explorado. O Google e o Facebook são alguns exemplos de empresas que tiveram grande impacto no mercado mundial e principalmente no universo digital através de suas ferramentas que contém Inteligência Artificial atrelada a Machine Learning, que seria um processo de aprendizagem das máquinas de IA, para que aprendam não só a pensar, mas a tomar as decisões corretas.

Assim como o aprendizado de máquina (AM) — ou Machine Learning —, capacidade da máquina de automatizar tarefas baseado no aprendizado do que funciona melhor para o objetivo das ferramentas, melhorando o próprio desempenho sem intervenções humanas — a IA vem, nos últimos anos, buscando aperfeiçoamento nos sistemas de aprendizado supervisionado. Ou seja: as máquinas recebem uma enorme quantidade de exemplos de respostas corretas para determinados problemas, unindo inicialmente a inteligência artificial à humanda, mas ganhando autoridade para decisões tomadas no futuro.  

Desse modo, com softwares de Inteligência Artificial é possível realizar a previsão de resultados com base nos dados sobre comportamento, percepção, cognição, entre outras categorias. Infinitas possibilidades tendem a se desenvolver cada vez mais, como o reconhecimento de voz, o reconhecimento de imagem, as análises que ajudam a descobrir novos padrões — nas disseminação de doenças, novos hábitos de compras dos clientes, nas oscilações de preços de títulos do mercado, e assim por diante.

Algumas mudanças produzidas pela tecnologia da IA têm sido bem-sucedidas. É o caso de empresas como a norte-americana Udacity, que utiliza o sistemas especialistas de inteligência artificial e de aprendizado de máquinas supervisionado para relacionar interações, gerar previsões, treinar a própria equipe de vendas e melhorar o desempenho em 54%.

A integração entre aprendizado de máquina, inteligência artificial e capacidades humanas produz transformações principalmente entre três níveis: tarefas e funções, processos de negócios e modelos de negócios. Essa “revolução tecnológica” complementa as atividades humanas, agrega mais valor ao trabalho, cria um cenário de vantagens para as organizações e contribui com inovações nos negócios e na economia.

Leia mais sobre o tema na Harvard Business Review

A Inteligência Artificial no Mercado Imobiliário

Apesar do Mercado Imobiliário possuir um modelo de negócio mais tradicionalista e engessado, já que as imobiliárias e incorporadoras seguem hesitantes quanto ao investimento em tecnologias inovadoras e estratégias de marketing digital, a tendência é que este segmento sinta cada vez mais o quão imperativo é se atualizar e acompanhar as novas tendências.

A Inteligência Artificial é uma das ferramentas inovadoras que são promissoras para o Mercado Imobiliário, apesar de ainda pouco usada. A união entre o marketing e a tecnologia deu nome às "MarTechs", empresas especializadas em utilizar ferramentas de tecnologia para otimizar as ações de Marketing não só no mercado imobiliário, mas em todos os segmentos. É assim que a Digital Buzz nasceu e vem crescendo, com foco total na utilização dessas ferramentas para acelerar as vendas de nosso clientes.

O cenário perfeito para conseguir captar leads mais qualificados para a compra de imóveis, principalmente os mais caros ou mais conceituais, se dá através da união entre a inteligência humana com a inteligência artificial,  com ferramentas de Big Data e Machine Learning que tem o poder de auxiliar na criação de estratégias mais eficientes na hora de transformar um lead em um cliente. 

Quer saber como utilizar ferramentas de Inteligência Artificial para zerar o estoque dos seus empreendimentos? Entre em contato com a DGBZ e agende uma reunião através do email contato@digitalbuzz.com.br ou telefone (19) 3294-1191.
 


Leia outros artigos sobre o Mercado Imobiliário nos links abaixo:

Quer alavancar suas vendas?

Deixe seu contato e conheça a metodologia inovadora da primeira aceleradora de vendas do mercado imobiliário.

Quer receber conteúdo exclusivo direto no seu e-mail?