Como a Régua de Relacionamentos Pode Ajudar o Seu Negócio

por Inteligência Dgbz

Publicado em 10 de Agosto, 2018 as 11:08


Como montar uma régua de relacionamentos eficiente é uma das perguntas que muitos empreendedores fazem. Leia mais sobre os benefícios desta estratégia para o seu negócio.


Em um mercado cada vez mais competitivo, além de ter um plano eficiente de vendas, elaborar estratégias de marketing criativas e eficientes, possuir um sistema de comunicação e relacionamento consistente com o público-alvo pode ser um dos principais diferenciais para a sua empresa. As mudanças que a digitalização de processos de pesquisa, compra e venda, e principalmente, a forma como isso afetou o comportamento do consumidor, forçaram muitos negócios a se reinventarem e adotarem novas estratégias com o intuito de não perder clientes e se manter na corrida para conquistar novos. 

Somando mudanças intensas sofridas por todos os segmentos quanto às jornadas de compra e fechamentos de negócios, às mudanças rápidas nas tendências e inovações em ferramentas de Marketing, um um desafio para qualquer empreendedor é entender qual o melhor caminho entre ele e seus clientes, além de investir em capacitar seus antigos funcionários e contratar novos que estejam atualizados quanto às mudanças do mercado.

O mercado imobiliário é um segmento que sofreu muito com as mudanças devido à chegada da Era Digital, principalmente por ser um setor um tanto quanto tradicionalista quanto à forma de fechar negócio, principalmente por se tratar de bens de altíssimo valor, tanto monetário quanto conceitual. Uma das grandes oportunidades para aumentar negócios efetivados, em especial no mercado imobiliário, é organizar e aplicar a chamada régua de relacionamento.

Entenda melhor de que forma uma régua de relacionamento bem construída pode auxiliar você a tornar a jornada do cliente mais curta abaixo.

O que é a régua de relacionamento?

Além de um produto de qualidade ou que atenda aos desejos de seus clientes, a comunicação eficiente em todas as etapas da jornada de compra é uma das maiores chaves para o sucesso de qualquer empresa. Na atual jornada de compra, um potencial consumidor começa como suspect e passa a ser lead assim que se confirma o interesse no que uma empresa tem a oferecer. Passa de lead a prospect, e de prospect a cliente efetivo assim que fecha negócio. 

No caso do mercado imobiliário, para conseguir conduzir e acompanhar este cliente em potencial — desde o momento em que ele entra em contato pela primeira vez com o empreendimento, até a assinatura do contrato e efetivação do negócio em si —  é imprescindível realizar uma gestão organizada dos leads. Para outros segmentos, a régua é também muito eficiente para a fidelização do cliente após o final da jornada de compra. 

Entre as estratégias para seguir este funil de vendas ganha destaque a régua de relacionamento, uma espécie de planejamento de diferentes ações de Marketing em conjunto, que serve para mapear todas as formas de contato possíveis com o cliente. Ao fazer isso, a empresa pode desenvolver diferentes etapas de comunicação e gerenciar uma interação a longo prazo, conseguindo manter o lead ativo na jornada por mais tempo e ganhando maiores chances de torná-lo um cliente. 

Outro recurso que ajuda a coordenar os laços com os leads, cativá-los e qualificá-los é o CRM (Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente). Em conjunto, o CRM e a régua de relacionamento são ferramentas poderosas para despertar e reforçar o interesse dos clientes.

Como colocar em prática?

As ações de comunicação da régua podem engajar desde as fases iniciais com formulários de cadastro, até o processo de nutrição dos leads com mensagens via SMS e WhatsApp, além de e-mail e chamadas telefônicas. Além disso, pode envolver diferentes equipes e processos do Marketing em si, como diferentes estratégias de Inbound e Outbound Marketing

É importante que as etapas da régua de relacionamento correspondam às especificidades de cada momento em que é possível se estar dentro da jornada de compra e também, obviamente, às especificações do comportamento de compra do consumidor de cada segmento. Isso implica no uso de diferentes linguagens, recursos visuais, abordagens, planejamentos, ações e campanhas.

Cada mídia deve ser muito bem pensada para comunicar-se com os clientes da maneira mais adequada e no melhor timing possível. Deve-se diferenciar cada momento, como: boas-vindas, orientações por informações relevantes, ações promocionais, confirmação de interesse e também relacionamento pós-venda.

Lembre-se que apenas uma ação mal planejada pode esfriar o relacionamento com um lead que vem sendo bem construído. Portanto, estude muito bem o comportamento dos seus consumidores e como funciona a jornada de compra, suas variáveis, e quais ações são as mais importantes a serem tomadas. 

Deseja saber mais sobre métodos para organizar a sua comunicação digital? Gostaria de aprofundar o gerenciamento da jornada de compra dos seus consumidores? Entre em contato com a DGBZ Marketing Imobiliário.


Leia mais artigos sobre Marketing para o Mercado Imobiliário:

Quer saber mais sobre tendências e novidades do Mercado Imobiliário? Fique atento às novidades do nosso blog e assine a nossa Newsletter para receber conteúdos especiais.

 


Comentário:


Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.

Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.

Nested Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.