O interesse de cada estado brasileiro em imóveis

por Inteligência Dgbz

Publicado em 20 de Outubro, 2016 as 09:10


A grandeza territorial do Brasil gera públicos com interesses diferentes e que precisam ser levados em conta nas estratégias de marketing imobiliário


O Brasil é um país continental com um intenso abismo social e econômico, o que faz com que cada região tenha comportamentos e interesses específicos, e em alguns aspectos há diferenciação entre cidades vizinhas, e até mesmo dentro da própria cidade. Portanto, durante o planejamento de estratégias de marketing imobiliário, é necessário entender o contexto em que está inserido o produto a ser trabalhado.

Os meios digitais possibilitam o monitoramento de hábitos dos consumidores de forma bastante segmentada, o que permite traçar estratégias mais assertivas e que correspondam às expectativas do consumidor. Uma das formas mais simples, porém muito qualificada, de conhecer os interesses de um público é saber o que esse consumidor está pesquisando no Google. As buscas online são um dos momentos mais importantes da atual jornada de consumo de imóveis no Brasil, e as estatísticas sobre elas se tornam cada vez mais relevantes para as estratégias de marketing.

Ao analisarmos dados de pesquisas realizadas com os termos “comprar casa”, “alugar casa”, “comprar apartamento” e “alugar apartamento” no Brasil, entre os meses de junho a agosto de 2016, podemos verificar que o principal interesse está relacionado ao aluguel de casas, seguido pelo aluguel de apartamentos. O cenário também é semelhante para os termos relacionados à compra de imóveis, onde o termo “comprar casa” obteve mais interesse que o termo “comprar apartamento”. No entanto, ao analisarmos de forma separada o interesse por estados e cidades, vemos que existem regiões com maior ou menor interesse nos termos, indicando oportunidades que o mercado pode explorar.

 

 

O interesse no termo “comprar casa” se destaca principalmente na região Centro-Sul do Brasil, com ponto alto no Rio de Janeiro, estado com o maior uso desse termo nas pesquisas entre junho e agosto de 2016. Na sequência, aparecem os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já na segmentação por cidades, vê-se que Curitiba é a cidade que mais utilizou o termo em suas pesquisas, seguida por Campinas, Rio de Janeiro, Diadema e Belo Horizonte.

 

 

Já acerca do termo “alugar casa” observa-se maior interesse pelo termo no estado de São Paulo, depois Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Entre as cidades, destacam-se Osasco, Sorocaba, São Gonçalo, Santo André e São José dos Campos.

 

 

As buscas realizadas com o termo “comprar apartamento” aconteceram, principalmente, nos estados de São Paulo, Sergipe, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Entre as cidades se destacam Diadema, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde o termo foi mais relevante.

 

Já as buscas com o termo “alugar apartamento” aconteceram principalmente no Acre, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe. E as cidades que apresentam maior interesse em alugar apartamentos são Florianópolis, João Pessoa, Curitiba, Recife e Natal.

 

Por fim, fica evidente a necessidade de se realizar pesquisas de mercado por meio de inteligência em marketing digital. Afinal, uma boa estratégia de marketing imobiliário precisa estar de acordo com a demanda do local do imóvel, e não pode replicar estratégias antigas em sua integridade, uma vez que cada lugar vai desempenhar uma influência diferente no interesse de compra do consumidor.

Quer aplicar inteligência de marketing em suas estratégias e aumentar suas chances de sucesso? Entre em contato com a DGBZ Marketing Imobiliário.

 


Comentário:


Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.

Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.

Nested Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.