O Uso de Inteligência em Marketing Imobiliário para Otimizar Investimentos

por Inteligência Dgbz

Publicado em 10 de Agosto, 2018 as 11:08

Veja como aplicar uma estratégia bem sucedida de geração de leads para venda de imóveis.
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Apesar de ainda hesitantes em se adaptar aos novos hábitos dos consumidores do mercado imobiliário, as incorporadoras e imobiliárias que arriscaram investir em estratégias inovadoras que unem Inteligência em Marketing e Tecnologia têm conseguido resultados sólidos e eficientes na venda de seu estoque de imóveis disponível.

O fato é que com jornadas de compra que incluem cada vez mais ferramentas e plataformas digitais, seja para pesquisa e comparação de preços ou efetivamente a compra de um imóvel, está se tornando cada vez mais imperativo que as empresas do mercado imobiliário recorram à ferramentas de Inteligência que auxiliam com que o empreendimento certo seja mostrado para o cliente perfeito, diminuindo assim o investimento em Marketing e melhorando muito o ROI (taxa de retorno sob o investimento).

Um conceito relativamente novo no mundo do Marketing é o ZMOT (Zero Moment of Truth – Momento Zero da Verdade), termo criado pelo Google em 2011, que antecede o FMOT (First Moment of Truth - Momento da Verdade).

FMOT x ZMOT

O termo FMOT, ou Momento da Verdade, se popularizou na década de 2000 através da Proctor & Gamble, que realizou pesquisas que mostraram que 80% das decisões de compra eram realizadas nos próprios pontos de venda, ou seja, no momento em que o consumidor visualizava o produto e seus concorrentes.

Baseado nisso, as ações de Marketing na época eram todas idealizadas para este momento, ou seja, os profissionais de marketing construíam estratégias focadas em como se destacar nas gôndolas dos pontos de venda multimarca, como as de supermercados, por exemplo.

No caso do Mercado Imobiliário, por se tratar de um investimento muito maior, tanto de valor econômico, quanto de valor afetivo, essa jornada de compra sempre foi muito mais longa. E diferente das gôndolas, o stand de vendas dos empreendimentos era o foco, já que era lá que recebiam clientes que na maioria das vezes, não fechavam negócio da primeira vez. Ao mesmo tempo, a questão comparativa também tornava a jornada bem mais longa, já que o mesmo consumidor precisava visitar diferentes stands para comparar os preços dos imóveis em que tinha interesse.

O que mudou?

Atualmente, é hábito mais do que comum que as pessoas busquem na internet sobre produtos e serviços antes de fechar qualquer negócio, antes mesmo de chegar até o ponto de venda ou mesmo fechar negócio online. Esta prática que vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo, em todos os tipos de mercados e segmentos, inclusive no imobiliário. 

E é exatamente no momento em que o consumidor realiza uma busca exploratória, também conhecido como ZMOT (Zero Moment of Truth), que as suas estratégias de Marketing Imobiliário devem estar direcionadas. O seu empreendimento ou imóvel deve estar presente no momento em que o consumidor busca referências e recomendações de imóveis que satisfaçam a sua motivação de compra, e não só baseado na busca, mas de forma segmentada para que ele apareça para as pessoas certas.

ZMOT - Zero Moment of Truth (Momento Zero da Verdade)

O termo ZMOT (Zero Moment of Truth – Momento Zero da Verdade) se refere ao momento que antecede o primeiro contato com o produto a ser comprado. Ou seja, ele acontece a partir da prática do consumidor de realizar buscas de informações sobre o produto em ambiente online.

Segundo a empresa Connect Life, em pesquisa realizada com 60 mil consumidores, 74% dos consumidores do Brasil pesquisam na internet antes de fechar qualquer tipo de negócio. Essas primeiras buscas e o contato inicial com a marca podem ser decisivos no processo de compra, e no mercado imobiliário não seria diferente.

Life Park Alphaville: Case de Sucesso

É a partir desse cenário que a o empreendimento Life Park Alphaville, situado em Barueri, se transformou em um case de sucesso.

A DGBZ conseguiu aplicar uma estratégia bem sucedida de marketing imobiliário e garantiu ao Life Park Alphaville um resultado de entrega de leads quatro vezes maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

No artigo disponível para download no botão acima, a DGBZ Marketing Imobiliário demonstra como otimizar investimentos e utilizar inteligência em marketing digital pode gerar mais leads para a venda de imóveis.


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