O Impacto da Inteligência Artificial nos Negócios

por Inteligência Dgbz

Publicado em 10 de Agosto, 2018 as 11:08


Cada vez mais as empresas — em especial os times de marketing — se dão conta de que a Inteligência Artificial (AI - Artificial Intelligence) ajuda a tomar decisões mais rápidas quando se trata do mercado, principalmente tendo em vista o quanto as mudanças vem acontecendo rapidamente em todos os setores. Com o avanço da tecnologia, explora-se o desenvolvimento de novos modelos de negócios criativos e estratégias de Marketing e Vendas mais inteligentes, baseadas em dados gerados por ferramentas de Inteligência Artificial e Big Data.

O uso da Inteligência Artificial para tomada de ações estratégicas de Marketing é uma tendência que teve os investimentos triplicados no ano de 2017. Enquanto muitos ainda tentam entender o que é Inteligência Artificial, de acordo com a Weber Shandwick, importante empresa mundial de relações públicas, 68% dos CMOs globais (Chief Marketing Officer) dizem que suas organizações estão se planejando para a era da AI ou já estão utilizando a tecnologia através de alguma ferramenta ou software. 

Com impacto nos setores de varejo e manufatura, construção civil, transporte, finanças, assistência médica, educação e muitos outros, a inteligência artificial tem sido aplicada em milhares de empresas pelo mundo todo, e tem um grande potencial de transformação da economia a ser explorado. O Google e o Facebook são alguns exemplos de empresas que tiveram grande impacto no mercado mundial e principalmente no universo digital através de suas ferramentas que contém Inteligência Artificial atrelada a Machine Learning, que seria um processo de aprendizagem das máquinas de IA, para que aprendam não só a pensar, mas a tomar as decisões corretas.

Assim como o aprendizado de máquina (AM) — ou Machine Learning —, capacidade da máquina de automatizar tarefas baseado no aprendizado do que funciona melhor para o objetivo das ferramentas, melhorando o próprio desempenho sem intervenções humanas — a IA vem, nos últimos anos, buscando aperfeiçoamento nos sistemas de aprendizado supervisionado. Ou seja: as máquinas recebem uma enorme quantidade de exemplos de respostas corretas para determinados problemas, unindo inicialmente a inteligência artificial à humanda, mas ganhando autoridade para decisões tomadas no futuro.  

Desse modo, com softwares de Inteligência Artificial é possível realizar a previsão de resultados com base nos dados sobre comportamento, percepção, cognição, entre outras categorias. Infinitas possibilidades tendem a se desenvolver cada vez mais, como o reconhecimento de voz, o reconhecimento de imagem, as análises que ajudam a descobrir novos padrões — nas disseminação de doenças, novos hábitos de compras dos clientes, nas oscilações de preços de títulos do mercado, e assim por diante.

Algumas mudanças produzidas pela tecnologia da IA têm sido bem-sucedidas. É o caso de empresas como a norte-americana Udacity, que utiliza o sistemas especialistas de inteligência artificial e de aprendizado de máquinas supervisionado para relacionar interações, gerar previsões, treinar a própria equipe de vendas e melhorar o desempenho em 54%.

A integração entre aprendizado de máquina, inteligência artificial e capacidades humanas produz transformações principalmente entre três níveis: tarefas e funções, processos de negócios e modelos de negócios. Essa “revolução tecnológica” complementa as atividades humanas, agrega mais valor ao trabalho, cria um cenário de vantagens para as organizações e contribui com inovações nos negócios e na economia.

Leia mais sobre o tema na Harvard Business Review

A Inteligência Artificial no Mercado Imobiliário

Apesar do Mercado Imobiliário possuir um modelo de negócio mais tradicionalista e engessado, já que as imobiliárias e incorporadoras seguem hesitantes quanto ao investimento em tecnologias inovadoras e estratégias de marketing digital, a tendência é que este segmento sinta cada vez mais o quão imperativo é se atualizar e acompanhar as novas tendências.

A Inteligência Artificial é uma das ferramentas inovadoras que são promissoras para o Mercado Imobiliário, apesar de ainda pouco usada. A união entre o marketing e a tecnologia deu nome às "MarTechs", empresas especializadas em utilizar ferramentas de tecnologia para otimizar as ações de Marketing não só no mercado imobiliário, mas em todos os segmentos. É assim que a Digital Buzz nasceu e vem crescendo, com foco total na utilização dessas ferramentas para acelerar as vendas de nosso clientes.

O cenário perfeito para conseguir captar leads mais qualificados para a compra de imóveis, principalmente os mais caros ou mais conceituais, se dá através da união entre a inteligência humana com a inteligência artificial,  com ferramentas de Big Data e Machine Learning que tem o poder de auxiliar na criação de estratégias mais eficientes na hora de transformar um lead em um cliente. 

Quer saber como utilizar ferramentas de Inteligência Artificial para zerar o estoque dos seus empreendimentos? Entre em contato com a DGBZ e agende uma reunião através do email contato@digitalbuzz.com.br ou telefone (19) 3294-1191.
 


Leia outros artigos sobre o Mercado Imobiliário nos links abaixo:

 


Comentário:


Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.

Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.

Nested Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.