Seu empreendimento possui um mapa de métricas?

por Inteligência Dgbz

Publicado em 27 de Outubro, 2016 as 14:10


A determinação dos resultados-chave para medir a performance de marketing e de vendas é fundamental para manter o controle do seu negócio.


Muitas vezes somos confrontados com a fatídica pergunta: “como andam os negócios?”. Bom, se for uma conversa trivial, de elevador, fica mais fácil responder. No entanto, se o questionador quiser uma resposta completa, pode ser mais difícil resumir todos pontos, afinal, o estado de um negócio vai muito além de se estar vendendo imóveis ou não.

Para conseguir entender bem e ter controle sobre o negócio, você precisa determinar quais resultados são fundamentais para medir sua performance. Ter essas métricas pré-determinadas e constantemente atualizadas pode te dar a visão necessária para responder como estão seus negócios, além de permitir que você encontre oportunidades para otimização e corrija processos que às vezes exigem muito investimento para pouco retorno. Para isso, você precisa criar um mapa de métricas.

O mapa de métricas tem tanto a função de listar todos os resultados-chave para medição da sua performance, quanto a de elencá-los por ordem de relevância e interligar aqueles que se relacionam. Veja algumas métricas que você pode medir e monitorar para entender melhor como está seu negócio:

 

ROI

O ROI (Return On Investment, ou seja, Retorno Sobre Investimento) é a métrica que irá lhe dizer qual é o seu possível retorno financeiro sobre todo o investimento que você fez para a venda de um produto. Ele pode ser dividido em categorias para você entender melhor a performance de cada setor, por exemplo: o ROI de marketing permite que você entenda qual retorno você pode receber a partir do seu investimento em marketing.

Por exemplo:

Tenho 40 unidades de um empreendimento para vender, e cada unidade deve ser vendida em média por R$ 200 mil, ou seja, tenho um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 8 milhões. Se desejo ter uma lucratividade de 16% sobre o valor do meu VGV, e pretendo investir 2% dele em marketing, meu ROI de marketing será de 700%. Ou seja, a cada R$ 1,00 investido em marketing, você irá lucrar R$ 7,00.

 

 

ROI Imobiliário

A DGBZ Marketing Imobiliário desenvolveu uma forma de calcular o ROI de marketing e deixá-lo mais fácil de ser entendido pelo mercado imobiliário. Seu resultado permite visualizar quantas unidades do empreendimento precisam ser vendidas para cobrir o investimento de marketing.

Continuando com o exemplo:

Se cada unidade custa R$ 200 mil e meu investimento será 2% do meu VGV, meu ROI imobiliário será de 5 unidades.

 

Existem muitas outras taxas que podem ser calculadas para representar cenários, facilitar seu entendimento e expor resultados. Se quiser saber mais sobre métricas para avaliar a performance de marketing e de vendas do seu empreendimento, entre em contato com a DGBZ Marketing Imobiliário.

 


Comentário:


Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.

Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.

Nested Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.