As construções sustentáveis gerando valor de negócio

por Inteligência DGBZ

Publicado em 23 de Julho de 2019

As construções sustentáveis gerando valor de negócio

23 de Julho de 2019

    A procura por construções sustentáveis já é parte da realidade do cenário corporativo, que responde por 50% desses empreendimentos no Brasil. Conforme o Green Building Council Brasil, o País é o quarto no ranking mundial de empreendimentos verdes. A valorização dos edifícios verdes tem sido traduzida inclusive em certificações criadas e consolidadas pela alta demanda. Elas geram valor de negócio, valorizando aluguéis corporativos de 4 a 8%. 

    Edificações verdes trazem benefícios às pessoas e ao meio ambiente, fazendo parte de um novo olhar do planejamento urbano sobre o panorama de inovação, com tecnologia e funcionalidade. Somente cerca de 25% de uma edificação é custo de produção. O resto corresponde à manutenção. Índice que comprova as vantagens da construção civil sustentável, embora requeira maior investimento inicial. 

    Apesar do investimento inicial maior, em torno de 2% a 7%, conforme alguns profissionais do setor, o consumo de energia pode ser, em média, 30% menor, e o de água, 30% a 50%. “O investimento inicial é absorvido pelos empreendedores no sentido de ter maior velocidade de venda e preferência na escolha do consumidor”.

    Os empreendimentos sustentáveis não necessariamente custam mais caro. Em muitos casos, pode-se economizar muitos recursos para os investidores. Oferecendo também baixos custos operacionais, melhor saúde e produtividade para os ocupantes, ambientes mais confortáveis e de melhor bem-estar. 

    O Parque Corporativo Bresco Viracopos, desenvolvido pela Bresco, é exemplo de sustentabilidade e geração de impactos positivos.

    Em função do grande impacto que o setor da construção civil causa na produção de gases efeito estufa, a construção de prédios sustentáveis é a forma mais eficaz de se combater o aquecimento global. A ideia é que os empreendedores invistam fortemente nas fases iniciais para que as escolhas sejam bem feitas, além da necessidade de gerenciamento integrado desde o programa até a entrega. 

    De um lado, o mercado consumidor dará mais preferência para produtos e serviços desenvolvidos com responsabilidade socioambiental. Já as empresas que desenvolverem empreendimentos sustentáveis terão mais facilidade para obtenção de créditos e captação de recursos em bolsa. 

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